sábado, 18 de março de 2017

Nossas dúvidas sobre viajar para a África com crianças

Ou, sobre os receios ...

Tivemos várias dúvidas em relação a esta nossa viagem para a África. Talvez os maiores medos tenham sido: violência (tanto de assaltos como da guerra civil de Moçambique), Malária (e outras doenças transmitidas por mosquitos), falta de funcionamento dos transportes e corrupção (um colega nosso falou sobre uma extorsão que sofreu aqui pela polícia federal no aeroporto de Moçambique).
Viajando com crianças, sentimos que essas situações de perigo são amplificadas e até pensamos em desistir. Como a passagem não era reembolsável, decidimos continuar... kkk.
Dividimos aqui, um pouco do que vivenciamos sobre essas realidades.

Assaltos e roubos: conversamos com brasileiros que viram uns franceses que tiveram o carro arrombado enquanto faziam compras num mercado 😳. Mas isso foi em Johanesburgo: um grande centro urbano da África do Sul. Com a gente tudo foi tranquilo 😃. Andamos a pé pelas ruas de Maputo (Moçambique) e em Nelspruit (interior da África do Sul) de dia, e não tivemos nenhum problema 👍. (Na verdade, em Nelspruit andamos bem pouco porque não tinha muito o que ver. Apenas vimos shoppings e centros comerciais pelas ruas principais 😔).

Guerra civil Moçambicana: era um medo. Alguém nos perguntou assim que contamos da viagem, "lá está seguro?". Sites (oficiais de governos) recomendavam não andar pelas estradas do Norte a noite. Pelo que nós vimos, o clima está bem mais calmo, os dois lados estão em diálogo 😃 e a guerra está restrita à parte Norte, no interior de Moçambique.

Mosquitos: Claro, não se embarca para a África sem o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela. Aliás, um detalhe importante é não esquecer de trocar as carteiras de vacinação pelos certificados internacionais no aeroporto (fomos lá um dia antes fazer isso para evitar contratempos). E ainda tem a Malária, que também é transmitida por mosquitos... 😒 Bem, trouxemos repelente de casa e, assim que chegamos, compramos aqui. Porque nos disseram que os repelentes daqui são mais eficazes contra os insetos daqui. A nossa experiência foi a seguinte: por onde andamos encontramos muito menos mosquitos que no Brasil! Apesar de sempre ficar paranóico em fechar portas e janelas para não entrar mosquito, o fato é que somos MUITO mais picados em casa do que fomos na viagem...

Transporte entre Moçambique e África do Sul: já falamos sobre isso no outro post (falando também sobre a fronteira) 😬 foi tranquila a travessia com ônibus de viagem, foi super confortável.

Problemas com as autoridades: encontramos brasileiros que alugaram um carro no aeroporto de Johanesburgo e, assim que saíram, foram parados pela polícia que exigiu dinheiro deles (sim, tinham pessoas no banco de trás sem cinto de segurança e isso é perigoso). Novamente, nada aconteceu com a gente, graças a Deus 😃🙏.

Tudo isso, sendo sorte ou não, foi a nossa experiência. Cada tem uma diferente, que vai formando a opinião 😃👍 acabamos tendo boas experiências (ufa!) então temos só sentimentos positivos!!!